terça-feira, 16 de setembro de 2008

Atividade Interdisciplinar

Os alunos do 5º ano fizeram, em sala de aula, um poema junto com a professora de Língua Portuguesa Sonia Reis.

E, na aula de informática, os alunos digitaram e ilustraram o poema. Veja como ficou lindo!

Abraços...

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O início do projeto

Olá!

O projeto "Blog na Educação" já existe há alguns anos, por isso achei que seria interessante publicá-lo em uma revista para que outras pessoas pudessem explorar essa ferramenta também. Ele foi publicado na revista "Projetos Escolares - Ensino Fundamental", ano 3, nº 31 (junho de 2008), Editora On Line.

O Blog é um diário virtual que popularizou ainda mais o diário escrito em folhas de papel. Antes nós escrevíamos e escondíamos nossas palavras para que ninguém mais pudesse lê-las, mas agora é diferente, várias pessoas usam o Blog como uma ferramenta para expressar suas idéias e opiniões. Vários jornalistas e pessoas famosas, desejosos por comentários e discussões, publicam suas idéias em seus blogs... Nós podemos, em vez de inibir o que pensamos, compartilhar nossos momentos utilizando a internet!

Além de tudo isso, é muito mais prático manter um diário virtual e é até mais saboroso, já que podemos incrementá-lo com músicas que gostamos, colar textos diversos e imagens disponíveis na web, deixando ainda mais visíveis as nossas características e preferências.

Seguindo esse rastro da tecnologia, podemos pensar em "por que não usar o Blog na escola?".

Na escola, manter um trabalho com os diários virtuais será muito produtivo, já que, além dos alunos aprenderem a utilizar a ferramenta, outros objetivos deverão ser alcançados:

- saber trabalhar com a informação passada e aprendida para registrar e divulgar o conhecimento absorvido;
- interagir com a comunidade escolar;
- explorar a imaginação e a criatividade para conversar e pensar, individualmente e em conjunto, uma forma de registrar o que foi aprendido (que pode ser com textos ou imagens).

Este é o projeto que nós iremos trabalhar durante esse semestre, aqui no colégio, com a turma do 5º ano! E o primeiro passo foi criar um endereço para os diários virtuais: todos os alunos, reunidos em duplas de trabalho, fizeram um e-mail e, depois do e-mail pronto, fizeram o cadastro para o Blog.

Continue acompanhando o nosso trabalho! Será muito bom, também, que você deixe comentários, pois eles serão o estímulo para os alunos escreverem e se comunicarem cada vez mais!