segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Charges

O que são charges?

Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco. Muito utilizadas em críticas políticas no Brasil. Apesar de ser confundido com cartoon (ou cartum), que é uma palavra de origem inglesa, é considerado como algo totalmente diferente, pois ao contrário da charge, que sempre é uma crítica contundente, o cartoon retrata situações mais corriqueiras do dia-a-dia da sociedade.

Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. Para entender uma charge não precisa ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor. A charge tem um alcance maior do que um editorial, por exemplo, por isso a charge, como desenho crítico, é temida pelos poderosos. Não é à toa que quando se estabelece censura em algum país, a charge é o primeiro alvo dos censores.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Charge

Atividade dos alunos

Os alunos acessaram o site http://www.charges.com.br e lá buscaram charges com o tema MEIO AMBIENTE. Cada dupla escolheu a charge que achou mais interessante e colocou em seu Blog.

Acessem os blog's e vejam o que os alunos escolheram.

A minha charge é essa aqui abaixo:



Beijos...

Um comentário:

e-duc@ disse...

Lu, muito boa essa charge rs
agora adicionei seu blog e dos seus alunos, assim ficamos mais perto aqui tambem !
beijos...
Juliana