segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Atividade para o 5º ano

Você sabe o que é Kiwi ou Quivi?

Não, não é aquela fruta deliciosa que a gente conhece não... É um pássaro natural da Nova Zelândia, vamos conhecê-lo.

A Nova Zelândia, nação formada por um conjunto de ilhas situadas no oceano Pacífico Meridional, tem como animal-símbolo o estranho e aparentemente disforme kiwi, ave de tamanho um pouco maior que o de uma galinha, e cujo corpo é revestido de penas cinzentas e com cerdas compridas.
Desprovida de asas, ela é dona de um bico longo - com as narinas implantadas na base, tersos fortes e três dedos em cada pata. Grande corredora, tem hábitos noturnos, vive geralmente nos bosques e em locais montanhosos, e se vale do olfato para encontrar as frutas, sementes, insetos e pequenos vermes com que se alimenta.
Seu nome - kiwi - é onomatopaico, ou seja, provém do grito característico que emite, sendo interessante observar que o fruto kiwi (quiuí, em português) recebeu esse nome pela semelhança de sua cor com a da penugem da ave.

(...) Apesar de sua aparência desajeitada e por não poderem voar, os kiwis são criaturas ágeis que podem correr mais do que humanos, e possuem garras afiadas utilizadas para se defender de seus inimigos. Eles são pássaros altamente territoriais que defendem seu espaço contra intrusos, mas apesar disso a sua população está diminuindo, não só devido a predadores como gatos, cachorros e ratos carnívoros, mas também pela destruição de seu habitat. Todas as seis espécies de kiwi encontram-se severamente ameaçadas de extinção. (...)

O kiwi é o menor representante das aves que não voam, ordem que inclui as emas e as avestruzes (...)


Texto adaptado para fins pedagógicos.

Para ler o texto na íntegra acesse o site: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/407231


1) Agora que você já conheceu esta simpática ave, assista a animação abaixo:



2) Agora abra o Microsoft Word e responda as questões: (Não esqueça de colocar seu nome e sala)


a) Você já conhecia esta ave?

b) Você achou estranho uma ave não poder voar?

c) O que você sentiu ao assistir a animação?

d) Você tem algum grande sonho também? Qual?


3) Agora você deverá produzir um texto, com no mínimo 10 linhas, sobre o que você faria se pudesse voar, qual a sensação que você imagina sentir se pudesse realmente voar.


4) Agora formate o texto como quiser, alterando o tipo de letra, tamanho e cor.


Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário: